Business Meeting

INNOVATION EMBEDMENT

Inovação como uma Competência Organizacional

Na LC Works acreditamos que, no cenário global atual, não é mais possível para as empresas obterem vantagem competitiva apenas da performance e preço, através de atributos como novas funcionalidades, custo e qualidade. Ao invés, a forma de manter vantagem competitiva sustentável está na definição, construção e alavancagem de conhecimentos, habilidades e experiências que a concorrência não pode imitar. Está na orquestração de todos os recursos e capacidades da organização para a criação de futuras oportunidades e de mercados em áreas em que é possível deter vantagens.

Um erro comum, que muitas empresas cometem na jornada para esta transformação organizacional, reside em saltar diretamente para a implantação de técnicas de inovação ou pequenas modificações em processos internos ou ainda a segregação da função em uma área específica. A diferença entre esta abordagem e a que propomos é a implantação da inovação através de uma mudança sistêmica da cultura e dos processos organizacionais, de forma a reforçar as novas habilidades e desenvolver a liderança para facilitar este processo. A primeira abordagem é análoga a uma mudança de pele enquanto nossa proposta mira no DNA da organização.

 

Nossos serviços englobam:

1. Educação para a inovação: palestras, workshops e discussões dirigidas para entender a mudança de paradigma da era industrial para a era digital e criar os insights e a visão necessários para a jornada de transformação. Capacitações em processos e metodologias de inovação como Design Thinking, Lean Startup, Design Sprint, Double Diamond, entre outros.

 

2. Diagnóstico nas dimensões de cultura, estratégia, processos e métricas, que permitem apontar os gaps e bloqueios que precisam ser endereçados.

3. Desenho e implantação do sistema de inovação. Aqui define-se como a inovação conversará com a estratégia organizacional, como serão derivados os desafios e objetivos, qual ferramental será empregado para inovar e como isso se dará, que intervenções serão necessárias na cultura da empresa e nos comportamentos das pessoas, que processos serão ajustados, etc.